Arte de empregar o fogo, de preparar o fogo-de-artifício e matérias explosivas.

  • O jeitinho brasileiro: hipertexto, remix, reúso

    Então seria o brasileiro o maior ‘bricoleur’ ou remixador na cultura digital?

  • Construção coletiva: Importância e Desafios

    Veremos em um futuro breve a falência dos atuais sistemas – direito autoral, IA em larga escala – frente à impossibilidade de lidar com o volume exponencial de situações paradoxais.

  • Educação Aberta como fio condutor no enfrentamento aos desafios do mundo moderno

    É fundamental estimular o desenvolvimento de competências para a criação e o uso responsável de tecnologias, além de promover arranjos e articulações entre os diversos setores da sociedade, visando ampliar os investimentos em Educação Aberta.

  • Software Livre – Por que ainda não estamos nessa?

    O Brasil gasta bilhões de dólares com aquisições de licenças de softwares proprietários quando poderia utilizar soluções livres, promovendo inclusão digital e mais controle sobre a segurança da informação. Será que conseguiremos regulamentar este mercado e abrir espaço para o software livre entre em alguns setores sensíveis, como administração pública e educação?

  • Ecossistemas livres de educação

    O software livre e a educação aberta estão aí — não como soluções prontas, mas como convites a repensar a própria ideia de ensino, ciência e sociedade.

  • Educação Aberta: Um mundo de possibilidades do software proprietário ao software livre

    O software livre promove uma distribuição mais equitativa dos benefícios tecnológicos. Ao garantir as quatro liberdades essenciais – usar, estudar, modificar e redistribuir o software – o modelo do software livre romperá com as barreiras impostas pelo software proprietário, que visa restringir o acesso ao código-fonte por interesses comerciais.

  • Ciência aberta: presente, passado e futuro

    O movimento tem propostas inclusivas: compartilhamento, colaboração, mas me pergunto: é possível equilibrar ciência aberta e retorno financeiro?

  • Imagem apontando as 4 liberdades do software livre

    Memórias e descobertas sobre o software livre

    Lembranças sobre a escrita em blogs lá pelos anos 2000 e a introdução sobre a descoberta do movimento do software livre e suas quatro liberdades.

  • “Professor, hoje vai ser aula de quê?” Remix e reúso, hoje é dia de educação física!

    O professor precisa adequar práticas, estilos de ensino e didática para mediar esse processo: variar aqui não é uma virtude, e sim um requisito para que a aula aconteça.

Social

A não ser que indicado ao contrário, todo conteúdo tem uma licença CC-BY-SA 4.0.