Arte de empregar o fogo, de preparar o fogo-de-artifício e matérias explosivas.
-
Bem-vindo à Educação 2.0
Mas, e se eu te disser que a Educação Aberta virou esse jogo de cabeça para baixo? Ela chegou para chacoalhar tudo e mostrar que aprender é uma dança coletiva, conectada e colaborativa. Pense em um hipertexto, um remix, um reúso…
-
E o Direito Autoral na Educação?
No caso do evento que fazíamos pode ser que nos enquadraríamos nesse caso, pois era um evento festivo, cultural, educativo, sem fins lucrativos, que não tinha interesse em prejudicar os interesses de autores e titulares das músicas, muito menos sua exploração comercial.
-
Ser ou não ser… um educador aberto?
Assim como o holodeck rompe os limites da ficção linear, os REAs e as PEAs rompem com os modelos fechados e tradicionais de ensino, abrindo caminho para novas formas de ensinar, aprender e criar em rede.
-
Práticas Educacionais Abertas (PEA): Construção do Educador Aberto
As Práticas Educativas Abertas (PEAs) estão inscritas no âmbito do Movimento de Educação Aberta e têm como diretrizes a justiça social, o desenvolvimento de uma visão crítica e ética da contribuição das tecnologias e da cultura digital para a construção de processos pedagógicos emancipadores por meio da colaboração, co(autoria), compartilhamento, participação, inclusão. Essas práticas vão…
-
A atualidade de “Cibercultura” de Pierre Lévy
Publicado originalmente nos anos 90, quando a internet ainda engatinhava para o grande público, Cibercultura é uma verdadeira máquina do tempo que nos ajuda a entender de onde viemos para compreender melhor onde estamos no vasto universo digital.
-
A distopia: plataformas, algoritmos e dados
Se no passado a construção de estradas e ferrovias moldou o desenvolvimento econômico e social, hoje são as plataformas digitais que desenham os contornos do mundo.
-
Professor autor: entre a reutilização de aulas e o direito à autoria docente
Para os alunos que não possuem a maturidade de perceber padrões e receitas de bolo sendo utilizados para o ensino e aprendizagem, o refúgio está na IA, no Youtube e em outros meios de divulgação de conteúdo. Se esse é o caso, o que fazer com o conteúdo que criamos, como professores?
-
Política Nacional de Educação Digital (PNED) e Educação Aberta: uma utopia impossível?
Quais as possibilidades de diálogo entre a Política Nacional de Educação Digital (PNED) e a Educação Aberta?
-
Nossas informações estão seguras na rede?
Enquanto não houver investimento em infraestrutura e tecnologias próprias para que tenhamos condições de termos nossas próprias plataformas educacionais, sem precisarmos dos softwares fechados das grandes empresas, vamos conviver com essa dúvida e desconfiança sobre o uso dos nossos dados.
Social
A não ser que indicado ao contrário, todo conteúdo tem uma licença CC-BY-SA 4.0.