
Graduado (2016) e Mestre (2019) em Educação Física pela Universidade de Brasília, faço parte do Grupo de Pesquisas sobre Formação Esportiva e Carreira do Atleta (DuCa-UnB) além de ser Vice Diretor de Comunicação da Associação Brasileira sobre Dupla Carreira Esportiva (ABDC). Pesquiso desde 2017 sobre a formação do atleta para o alto rendimento em seu sentido mais amplo, observando questões tanto atléticas e psicológicas quanto psicossociais, acadêmico/vocacionais, financeiras e legislativas. Atualmente faço doutorado no Programa de Pós Graduação em Educação Física da UnB e minha tese busca compreender como os processos de trabalho com jovens talentos no futebol brasileiro são construídos, implementados e avaliados.
Também atuo como professor de educação física para o ensino médio, no SESI de Taguatinga, onde além de lecionar a disciplina cumpro função de interlocutor de jogos escolares internos e externos, coordenando e prestando suporte aos professores de educação física das demais três unidades da escola (Sobradinho, SIG, Gama).
“O futebol é a coisa mais importante dentre as coisas menos importantes.”
– Arrigo Sacchi.
Postagens recentes
-
Entre a cruz da tradição e a espada da liberdade: a prática educacional aberta como ato político, pedagógico e de amor
Ser professor não é seguir uma receita de bolo, é assumir o risco amoroso de partilhar o saber. Aqui proponho a Prática Educacional Aberta como gesto de amor, de liberdade, coautoria e construção coletiva de conhecimento.
-
Professor autor: entre a reutilização de aulas e o direito à autoria docente
Para os alunos que não possuem a maturidade de perceber padrões e receitas de bolo sendo utilizados para o ensino e aprendizagem, o refúgio está na IA, no Youtube e em outros meios de divulgação de conteúdo. Se esse é o caso, o que fazer com o conteúdo que criamos, como professores?
-
“Professor, hoje vai ser aula de quê?” Remix e reúso, hoje é dia de educação física!
O professor precisa adequar práticas, estilos de ensino e didática para mediar esse processo: variar aqui não é uma virtude, e sim um requisito para que a aula aconteça.